Reflexão sobre as tecnologias de apoio à tradução

Na disciplina de Tecnologias de Apoio à Tradução II aprendemos a trabalhar com diversos Softwares que ajudam o tradutor no seu trabalho. Aprendemos a trabalhar com o MemoQ, Corpórafo, SDL MultiTerm, SDL Trados e Subtitle Workshop.

Os mais semelhantes são o MemoQ e o SDL Trados, visto que ambos são programas de memória de tradução, que contêm concordância e Termbases. Na minha opinião o MemoQ acaba por ser mais completo pois tem ajudas complementares que o SDL Trados não tem, pelo menos de forma tão acessível, como as caixas e as cores que o MemoQ apresenta para ajudar o tradutor, explicado aqui. Por outro lado o SDL Trados tem outras funções mais práticas e no geral acaba por ser mais fácil para trabalhar. Em relação ao SDL MultiTerm penso que é muito melhor que o MemoQ para criar bases de dados, visto que o SDL MultiTerm permite completar muito melhor a informação sobre os termos, o que acaba por ajudar nas traduções. O MemoQ permite também acrescentar mais informações aos termos para além da língua de chegada e da língua de partida, contudo, na minha opinião, penso que o SDL MultiTerm acaba por ser muito mais prático. Posto isto, acho que tanto o SDL Trados como o MemoQ desempenham bem o seu trabalho e no fim acabo por não ter grandes preferências de um em relação ao outro. Porém, comparando o SDL MultiTerm e o MemoQ prefiro utilizar o MultiTerm.

Em relação ao Corpógrafo, penso que se trata de uma boa plataforma para guardar os ficheiros de trabalho de forma bastante organizada, assim como as bases terminológicas que acabam por ser bastante completas, visto que existe a possibilidade de serem completadas criando assim fichas terminológicas.

Por fim, penso que o Subtitle Workshop é um bom programa para trabalhar com legendagem, visto que é bastante fácil trabalhar nele e os resultados saem bem. Apesar de ainda não ter trabalhado muito com este programa, penso que será uma boa escolha ao utilizá-lo no futuro para trabalhos.

 

Carina Félix

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s