Mostrar ao cliente o que pretende

Este post baseia-se num dos artigos da reviste Translation Magazine.

Quando um tradutor procura novos trabalhos é importante mostrar o que que lhe interessa e o que pretende, pois muitos clientes não têm conhecimento total do que uma tradução necessita.

  1.  O tradutor deve referir informações pormenorizadas sobre o seu currículo, como métodos de trabalho e opiniões sobre a tradução. – Muitas vezes o cliente pensa que um tradutor é capaz de traduzir qualquer tipo de texto e pode não dar grande importância a alguns pontos referidos no currículo, que são importantes para o trabalho.
  2. Referir a importância da tradução e como o seu trabalho vai ajudar o cliente. – Muitos clientes não têm a completa noção da importância que uma tradução pode trazer e a importância de esta ser bem realizada.
  3. Indicar especialidades e certificações. – É importante referir em que tipo de textos o tradutor se sente mais à vontade e com que tipos de texto já trabalhou anteriormente e/ou se especializou.
  4. Referir o quão importante a linguagem é na venda de determinados produtos ou serviços. – Isto é muito importante pois muitos clientes não sabem que a linguagem das traduções altera-se conforme o tipo de texto e o público alvo. Uma boa forma de mostrar isto ao cliente é exemplificar com más traduções.
  5. Tente aceitar trabalhos apenas na sua área de trabalho. – Este é um dos pontos mais importantes, pois um tradutor não trabalha com todo os tipos de textos existentes, é normal sentir-se mais à vontade apenas com alguns, até porque a maior parte dos tradutores acaba por se especializar numa área. Posto isto, o tradutor nunca deve aceitar algo com que não se sente à vontade ou com um trabalho que sabe que não irá ter um resultado tão bom, porque assim pode perder clientes e até “manchar” a sua reputação.
  6. Explicar o porquê do preço pedido. – Muitos clientes não sabem o trabalho que uma tradução exige, e é bom esclarecer isso para o cliente não achar o preço exagerado e poder perde-lo.

 

Carina Félix

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s